A Fundação de Apoio à Universidade Federal
de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo, contrato
nº 4600017403 processo nº 23089.016697/2024-99, com o objetivo de apoiar o
projeto “Soluções baseadas na natureza (NbS) para remediação de áreas
impactadas por hidrocarbonetos”, torna pública a abertura de inscrições
destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao referido
projeto, conforme perfis e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
|
Função |
Código
da Vaga |
Regime
das atividades |
Resumo
das Atribuições |
Escolaridade
mínima |
Quantidade
de Vagas |
Valor
Mensal Bruto (R$) |
Duração
do contrato |
|
Bolsa
Pesquisado/ Solos |
BOLSA_SOLOS |
Presencial |
Realizar trabalhos de
campo, investigação de solos. |
Superior
completo em ciências ambientais, agronomia, engenharia agronômica, engenharia
florestal, engenharia ambiental, geologia, geografia, biologia e demais áreas
correlatas
|
1(uma) |
R$ 2.661,60 |
12(doze) meses |
1.1.
Compreende-se como perfil dos(as)
candidato(as) ao processo seletivo deste edital aqueles(as) que:
1.1.1. Tenham formação superior completa em
Ciências Ambientais, Agronomia, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal,
Engenharia Ambiental, Geologia, Geografia, Biologia ou demais áreas correlatas.
1.1.2. Desejável experiência acadêmica e/ou
prática em investigação envolvendo solos, com enfoque em áreas contaminadas.
1.1.3. Conhecimento sobre o comportamento
de contaminantes em solos e sobre a caracterização de solos.
1.1.4. Conhecimento da língua inglesa.
1.1.5. Preferencialmente, possuir Carteira
Nacional de Habilitação (CNH).
1.2. São atribuições das(os) bolsistas:
1.2.1. Participar das atividades de campo,
envolvendo a caracterização da área, coleta, organização e preservação de
amostras.
1.2.2. Participar de atividades presenciais
na UNIFESP – Campus Diadema (SP).
1.2.3. Auxiliar na elaboração de pedidos de
compra, solicitação de orçamentos, gerenciamento de estoques de insumos e
manutenção dos equipamentos utilizados.
1.2.4. Realizar revisão bibliográfica sobre
o tema, bem como organizar e analisar os dados obtidos.
1.2.5. Elaborar relatórios, artigos
científicos e material de divulgação científica, além de participar de reuniões
técnicas e científicas relacionadas ao tema de estudo.
1.2.6. Participar de reuniões técnicas e de
estudo com os membros da equipe envolvida no projeto, conforme demanda dos(as) coordenadores
(as).
1.2.7. Desenvolver investigação (de campo e
laboratório) sobre caracterização de solos em uma área contaminada
1.2.8. Conduzir a caracterização física e
química de solos envolvendo: granulometria, porosidade, condutividade
hidráulica, teores totais de elementos químicos, caracterização
química/fertilidade do solo, fracionamento geoquímico de Fe, Al e Mn, mineralogia
do solo, e outras possíveis análises
1.2.9. Conduzir análises de quantificação
de contaminantes (hidrocarbonetos) em solos e medir emissão de vapores (como
CO2, O2, CH4 e VOCs) do solo.
1.2.10. Auxiliar na investigação dos
processos de fitorremediação envolvendo solo, planta, rizosfera e
hidrocarbonetos na zona vadosa
1.3. Será
disponibilizada 1 (uma) vaga.
2.
DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
2.1. Para o desenvolvimento das atividades
previstas, o(a) bolsista deverá dedicar 40 (quarenta) horas semanais.
2.2. As atividades deverão ser realizadas
de forma presencial (podendo, em algumas exceções, ser realizadas de
forma remota, em conjunto com o(a) orientador(a)), conforme segue:
2.2.1. Presencial: atividades de
campo e/ou laboratório, reuniões e demais ações a serem realizadas na UNIFESP.
2.2.2. Remoto: revisão
bibliográfica, organização e análise de dados, elaboração de
relatórios/artigos, entre outras.
2.3. As atividades presenciais deverão ser
realizadas na cidade de Diadema, Estado de São Paulo.
2.4. Caso o(a) bolsista precise se deslocar
para realizar as atividades presenciais, não terá direito a custeio de despesas
por parte do projeto.
2.5. O deslocamento para a participação
presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de Trabalho (como
cursos, oficinas, capacitações e mutirões) poderá ser custeado, desde que a
despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1.
Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do
processo seletivo, que
recebe bolsa por outra instituição, deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter
disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na
cláusula 2. Dedicação ao Projeto/Regime
das Atividades.
3. 2. O(as) candidato(a)s deverão realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 03/09/2025
e as
23h59min do dia 09/09/2025 Somente
serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado
(23h59min).
3.2.1.
Para efetivar a inscrição será
necessário o envio, para o e-mail
recrutamento@fapunifesp.edu.br
com cópia para lamas.nbs@gmail.com, de comprovante de
escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e Carta de manifestação de interesse, em
que se apresente o perfil desejável para a vaga. Todos os documentos deverão ser
enviados como arquivos independentes em PDF, nomeados conforme abaixo:
3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos
para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a)
candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.
3.2.2. No campo “assunto” do e-mail, informar o nome completo do(a) candidato(a), o número
deste edital (121/2025) e o código da vaga.
3.3. A não apresentação da documentação
exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será atribuída, conforme especificado:
4.1.1. Bolsa Pesquisador(a) / Solos
4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$
2.661,60 (dois mil, seiscentos e sessenta e um reais e sessenta centavos),
conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, pelo período
de 12 (doze) meses, correspondente a 01/10/2025 a 30/09/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior à vaga disponibilizada, os quais comporão cadastro de suplência
e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo
seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do projeto.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Serão aceitas apenas as inscrições que
obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste edital. Não será permitida
a alteração e/ou complementação da documentação após a submissão do pedido de
inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento da bolsa prevista
neste edital a candidato(a) selecionado(a) que possua parentesco, em linha
reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com a equipe de
coordenação do projeto objeto deste edital.
5.3. É vedada a contratação de bolsista,
bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato(a)
selecionado(a) de nacionalidade estrangeira que não possua visto de residência
no Brasil (permanente ou temporário) ou que tenha o visto vencido, por se
tratar de exigência obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção será realizada em duas
etapas, consistindo em:
6.1.1. Análise dos currículos e cartas de
intenção dos(as) candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de
forma virtual ou eletrônica.
6.2. É responsabilidade do(a)s
candidato(a)s aprovados(as) para a etapa de entrevista verificar as informações
(dia, horário, local ou plataforma) por meio da divulgação disponibilizada no
site: https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão
ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de
entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do(a) candidato(a),
independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Etapa |
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
10/09/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
11/09/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
12/09/2025 |
|
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
15/09/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
16/09/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
17/09/2025 |
7.1. O presente processo seletivo será válido por 12 (doze) meses, contados a partir da data de publicação do resultado pós recursos, deste Edital.
7.2. O contrato do(a) bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.3. O valor da bolsa somente poderá ser
reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do
plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser
analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/10/2025 e término em 30/09/2026, condicionado
à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a partir
da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Soluções
baseadas na natureza (NbS) para remediação de áreas impactadas por
hidrocarbonetos”, EDITAL N°121/2025
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que
será disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as) como Titular(es), deverão providenciar a documentação, as
declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: lamas.nbs@gmail.com
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2.
A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito
de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7.
Os candidatos que forem aprovados como suplentes ou cadastro reservam deverão
acompanhar, com frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de
entrada do e-mail informado no ato da inscrição, para verificar eventual
convocação.
10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As
partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais
somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da
prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente
sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos
reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14
de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.
11.2.
Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se
limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm
a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V,
da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou
agentes públicos para fins de prestação de contas.
11.3. Disposições
específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser
dispostas na Política de Privacidade da FAP.
11.4.
Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de
dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu
Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor
Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos:
Bolsa Pesquisado/Solos - BOLSA_SOLOS
Aprovada
Beatriz Dias Bandeira
Suplente
Andre Gomes Bessa Miranda
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Bolsa Pesquisado/Solos - BOLSA_SOLOS
Aprovada
Beatriz Dias Bandeira
Suplente
Andre Gomes Bessa Miranda
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de
entrevistas que serão realizadas do dia 12/09/2025, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência,
através da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/nsa-tcwi-rpm
Bolsa Pesquisado/ Solos - BOLSA_SOLOS
08h:00min - Beatriz Dias Bandeira
08:30min - Andre Gomes Bessa Miranda